Transponders (TPs) e Frequência de Transmissão de Sinal



O que é Transponders (TPs) e Frequência de transmissão de sinal.

     O transponder (abreviação de Transmitter-responder) é um dispositivo de comunicação eletrônico complementar de automação e cujo objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal (ou seja um repetidor de sinal) em uma frequência  diferente ou transmitir de uma fonte uma mensagem pré-determinada em resposta à outra pré-definida “de outra fonte”. Quando um satélite de alguma operadora é enviado para o espaço, estes tem um prazo de validade e com uma quantidade de transponders suficientes para funcionar naquele período especificado.
   

     O transponder consiste num sistema integrado de receptores e transmissores de sinais de rádio e televisão que operam em tempo integral e conjuntamente. Os satélites podem possuir dezenas ou centenas de transponders e cada transponder representa o par de um receptor e um transmissor de rádio. O termo transponder é usado porque normalmente há muitos canais em operação ao mesmo tempo e é necessário determinar-se qual deles se está a utilizar e por sua vez, em que freqüência opera.
Cada transponder possui uma freqüência de operação própria tanto para receber, como para transmitir os seus sinais para as estações terrestres. A expressão para definir esta freqüência está baseada no sentido de que a informação circula. Se o sinal segue da Terra para o satélite, dizemos que esta freqüência é de subida, ou UpLink mas se o sinal desce do satélite para uma estação terrestre, dizemos que ele é DownLink. Como os sistemas de recepção e transmissão são integrados e mesmo que utilizem as mesmas antenas, não significa que todos tenham que utilizar freqüências idênticas. Se um satélite possui 100 transponders, tanto os canais de transmissão e recepção dos seus 100 receptores e 100 transmissores podem operar cada qual numa freqüência diferente  Ou seja poderão haver variações na numeração de um mesmo canal, tendo em vista o endereço principal do  conjunto das TPs, ex: TP principal 11880 V 45500, poderá Tb ser transmitido o sinal na TP 11880 V 45504 (faz parte do conjunto da principal).

    O sistema técnico propriamente dito

     O satélite de telecomunicações possui diversas utilizações e para tal, precisa de trabalhar com diversos sistemas de transponders. Mesmo que conheçamos todas as "partes" do satélite, é importante conhecermos os padrões de operação, as frequências e o uso delas.
Vamos então para um rápido vocabulário e tabela técnica:

RHC: significa sinal polarizado circular para a direita.

LHC: sinal polarizado e circular para a esquerda.

H : Polarização linear de sinal pelo vértice horizontal.

V: Polarização linear de sinal pelo vértice vertical.

Banda S: Padrão de transmissão com frequência de satélite mais baixa, utilizada normalmente para transmissão de sinais de rádio e telecomunicações via satélite.

Banda C: Banda utilizada para frequências mais altas e que são usadas para transmissão de sinais de televisão em território continental, as antenas teladas.

Banda Ku: Sistema que utiliza uma frequência de operação muito mais alta que as anteriores e oferece melhores resoluções. É o sistema mais interessante para trabalhar com sinais digitais e telecomunicações inter-continentais pelo baixo padrão de ruído e interferência, as antenas fechadas tipo a céu.

Banda Ka: Esta faixa é utilizada normalmente para transmissão de dados em altíssima velocidade, bem como sinais de áudio e às vezes, vídeo, para grandes cadeias de rádio e televisão que por ventura utilizem mais de um satélite para transmissão.

 Faixas de Freqüência
    Para uma determida faixa de frequência  (chamada Banda de freqüência) e é necessário um tipo especifico de antena e LNBF para receber o sinal.
  • Banda L – 1,5 a 2,5 GHz
  • Banda C – 4,0 a 6,0 GHz
  • Banda Ku – 11,0 a 14,0 GHz
  • Banda Ka – 20,0 a 30,0 GHz
  


INCLINAÇÃO DO LNB:
Alguns LNBfs possuem marcações na parte superior para facilitar na utilização dos cálculos para apontamento. Olhando de frente para a antena, nos números negativos o LNB fica apontado para direita e nos números positivos para esquerda

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Google

Custom Search
Scroll to top